sexta, 08 de março / 2024

Nesta quinta-feira, 7 de março, ocorreu a cerimônia de inauguração da revitalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas, que se reverterá em benefícios para toda a comunidade. Esse evento representa um compromisso renovado com a saúde e o bem-estar dos moradores locais.

Por meio da contrapartida, o Campus da PUC Minas em Poços de Caldas investiu cerca de R$ 360 mil em mobiliário, incluindo itens como poltronas, macas, móveis planejados e camas hospitalares.

A cerimônia contou com a presença do coordenador do Curso de Medicina do Campus, Prof. Dr. Antonio Angelo Rocha; do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, do secretário de Saúde Thiago Mariano, do secretário adjunto de saúde Carlos Almeida, da diretora da UPA Michelle Bertozzi, do vereador Ricardo Sabino e do ex-secretário de Saúde Carlos Mosconi.

"Essa reforma é importantíssima, não só para os nossos alunos, mas para todo o município. Os investimentos da Universidade proporcionarão melhorias na qualidade do atendimento prestado por todos que trabalham na UPA, inclusive os nossos alunos, que fazem estágio no setor de Urgência e Emergência", destacou o Prof. Dr. Antonio Angelo Rocha.

Autoridades e representantes de instituições parceiras discursaram no evento. Foto: Bruno Lima (Asscom PUC).

De acordo com o prefeito municipal, Sérgio Azevedo, esta conquista é o resultado de um esforço conjunto e do compromisso da administração com a melhoria dos serviços de saúde do município. “Quero expressar minha gratidão a todos os envolvidos neste projeto, desde os profissionais de saúde que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros até os funcionários e colaboradores que trabalharam incansavelmente para tornar esta revitalização uma realidade. Nossos cidadãos merecem o melhor atendimento possível e é nosso dever, como gestores públicos, garantir que tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e dignidade.”

O secretário de Saúde, Thiago Mariano, falou sobre o sentimento de entregar essa revitalização. “É com grande satisfação que hoje celebramos a entrega da revitalização completa da UPA de nossa comunidade. Este momento representa um importante marco em nossa jornada pela melhoria da saúde pública e do atendimento médico de urgência e emergência em nosso município. A revitalização desta UPA representa um compromisso renovado com a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde prestados à nossa população. Investimos recursos, tempo e esforços para garantir que este espaço esteja não apenas modernizado, mas também preparado para oferecer um atendimento humanizado, ágil e de qualidade a todos os que dele necessitarem e com o compromisso de ser a melhor UPA do Brasil.”

Durante a cerimônia, foi realizada a bênção da capela Ecumênica da Unidade pelo Padre Donizetti, pároco da Basílica Nossa Senhora da Saúde.

Evento contou com a participação de membros da comunidade local. Foto: Bruno Lima (Asscom PUC).

Melhorias — As melhorias realizadas incluem a aplicação de piso vinílico hospitalar, nova pintura, revisão elétrica e troca completa da iluminação. Os forros danificados foram substituídos, garantindo a segurança e conforto de todos os usuários da unidade.

Ganha destaque a renovação do setor de pediatria, equipada com salas de avaliação de risco infantil, consultórios especializados e áreas dedicadas à medicação rápida. Uma brinquedoteca foi incorporada à sala de espera, proporcionando um ambiente acolhedor e descontraído para as crianças.

Além disso, foram feitas ampliações significativas na capacidade de atendimento, com a adição de leitos nas salas vermelha e amarela, e a incorporação do plantão odontológico. A construção de uma capela ecumênica reflete o compromisso da unidade não apenas com o bem-estar físico, mas também espiritual dos pacientes.

Um avanço tecnológico importante foi a implementação do prontuário eletrônico do paciente, um sistema integrado que centraliza o histórico de consultas e exames de todos os pacientes das unidades de saúde do município. Além disso, os pacientes agora contam também com rede wi-fi gratuita, senha eletrônica, pulseira de identificação, vigia 24 horas, controlador de acesso, climatização dos setores e uma área de descanso com paisagismo.

Conecte-se a PUC

Fale com a gente